BONITO - MS OUT/201
Primeiro dia, 28/10/2015
Inicialmente nossa viagem seria para passar quatro dias INTEIROS em Bonito, porém compromissos de última hora nos fizeram abdicar de um dia na cidade. Havíamos programado assim:
28/10/2015- chegada em Bonito
29/10/2015- Boia Cross no parque ecológico + treinamento do abismo Anhumas
30/10/2015- Flutuação no Rio da Prata com almoço + Buraco das Araras
31/10/2015- Abismo Anhumas e rappel com flutuação
01/11/2015- Gruta do Lago Azul + Estância Mimosa com almoço
02/11/2015 – saída de Bonito
Compramos o pacote das atrações acima citadas com a agencia Bonitoway. Até comparei os preços com outras agencias, mas os mesmos são tabelados pela Prefeitura. Ou seja, rigorosamente iguais.
Decolamos do aeroporto Santos Dumont na cidade do Rio de Janeiro, dia 28 de outubro às 11:26 h e fizemos conexão em Viracopos, Campinas, chegando em Campo Grande - MS às 13:50 h.
Alugamos um carro e com o pé na estrada rumamos para Bonito. Após 3 horas e meia, percorremos quase 300 km e nos hospedamos na Pousada Jubaia.
Aqui vai o primeiro comentário da viagem, sobre a pousada. A mesma é regular e bem localizada. Próxima ao Centro. Atendimento da gerente, Karen e de toda a equipe, foi muito bom. Quarto bem limpo, porem o chuveiro é bem fraquinho. O café da manhã poderia ter alguns itens básicos, comuns em qualquer hospedagem. Poderia ter queijo minas e cereal, já que não havia nenhum deles. Estes itens não são caros e atualmente fazem parte de uma dieta saudável. Não recomendamos esta pousada, pois as opções na cidade são inúmeras.
De noite saímos para jantar e fizemos uma ótima escolha, o restaurante Casa do João. Pertinho da pousada, além de ter cerveja estupidamente gelada, os pratos são muito bem servidos e saborosos.
Segundo dia, 29/10/2015
A programação deste dia foi intensa, como gostamos. Acordamos cedo e após o café da manhã, às 7 h, saímos para conhecer a Gruta do Lago Azul, distante cerca de 25 km do centro de Bonito. “Increíble”. Realmente uma gruta lindíssima, principalmente em relação a tonalidade azul da água. Nunca vimos nada igual.
De lá fomos passear na Estância Mimosa, com direito a almoço.
Chegamos bem na hora, às 11:30 h e fomos uns dos primeiros a nos servir. A comida é simples, todavia muito saborosa, ainda mais quentinha em forno a lenha. Hum!!!!
Já o passeio é meia boca. Como já havíamos visitado cachoeiras magníficas como as da Chapada dos Veadeiros, por exemplo, estas cachoeiras da Estância são bem fraquinhas em volume d'água. Entretanto, mereceram um mergulho. O guia era bem atencioso e explicou detalhes bem interessantes da formação das cachoeiras e da geologia da região.
E para finalizar o dia ainda realizamos o treinamento para a descida de rappel do Abismo Anhumas, às 17 h. O centro de treinamento é ao lado do hotel e ali percebemos que a subida dos 72 m do dia seguinte não seria nada fácil.
Terceiro dia, 30/10/15
Muita emoção estava prevista para este dia. As fotos do local e o esforço que faríamos para subir o longo percurso de volta do Buraco foram contagiantes para aumentar a ansiedade de conhecer este paraíso. O abismo fica próximo a Gruta do Lago Azul, aliás do mesmo e feliz proprietário. Chegamos lá às 08:30 h e por volta das 10 h estávamos descendo o Abismo.
Realmente o cenário é impressionante. A descida pelo rappel é emocionante! Além de ser muito alto, descemos ao lado de uma formação geológica incrível. Não sabia se olhava pro lado, pra cima ou pra baixo, tudo era demais!!!! A chegada é num balcão montado sobre o lago. Ali aguardaríamos a nossa vez de passear no bote e de mergulhar. Aproveitamos para lanchar. Não se esqueça de levar os seus petiscos.
Mas o melhor ainda viria, a flutuação na gruta do Abismo. Além de ser a minha primeira vez flutuando com snorkel, o que vimos foi impressionante. A visibilidade dentro da água é de incríveis quase 50 m. Estalagmites gigantescas, além de inúmeras e diferentes formações nos proporcionaram um espetáculo inesquecível.
Depois da flutuação fizemos um passeio de bote inflável por dentro da gruta. Outra visão paradisíaca. Conforme a incidência solar adentrava a gruta, contemplávamos os variados tons de iluminação dentro do abismo. Estupendo. Está começando a faltar adjetivos para tanta beleza.
Faltava a temida subida. Lá fomos nós contando de dez em dez puxadas. Após cerca de 30 MINUTOS, enfim chegamos ao topo dos 72m com uma sensação incrivelmente prazerosa.
Quarto dia, 31/10/15
Chegamos ao nosso último dia de Bonito e restavam ainda três atrações para curtirmos. Começamos pelo Buraco das Araras. Distante 54 km do centro. Saímos cedo do hotel, pois nossa vista estava agendada para às 08:30 h. Demos muita sorte nesta visita, já que o tempo estava nublado e devido ao horário conseguimos ver muitas araras, inclusive bem de pertinho.
Rumamos então para a flutuação do Rio da Prata, cerca de 5 km do Buraco das Araras. Chegamos na hora do almoço e de novo, abrimos o restaurante. Comida muito semelhante a que tivemos na Estância Mimosa. Boa, farta e quentinha.
"O passeio de flutuação no Rio da Prata é realizado em grupos de até 09 pessoas com o acompanhamento de um guia especializado. Ao chegar no atrativo você receberá o equipamento adequado, já incluso no valor, para a realização da atividade.
Para chegar à nascente do rio Olho D'água, onde se inicia o passeio, o grupo é transportado até a RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural.
O passeio de ecoturismo inicia-se com uma agradável caminhada pela mata ciliar do Rio da Prata, através de uma trilha onde os visitantes, durante o percurso, irão se deparar com inúmeras árvores centenárias, orquídeas e bromélias e avistar diversas espécies de mamíferos como: quati, macacos, etc.
Ao chegar na nascente do Rio Olho D'Água - uma imensa piscina natural de águas cristalinas - o guia alerta os visitantes para o início do treinamento que visa a adaptação da máscara e snorkel para a realização da atividade. O guia ajudará todos a se equipar para a exploração dos arredores. Após essa preparação inicia-se o passeio de flutuação." Internet
Com o mesmo guia do passeio na Estância Mimosa, iniciamos a flutuação por volta das 13:30 h. Cartão postal de Bonito, faz jus à fama. Que espetáculo flutuar naquelas águas cristalinas e no meio de tantos peixes. Impressionante. Gastei quase todos os adjetivos no Buraco de Anhumas, todavia a flutuação também é de arrepiar. Que coisa incrível a transparência da água. Sobrenatural! E a quantidade de peixes, fora de serie. São cerca de 30 minutos flutuando sem fazer nenhum esforço pois a suave correnteza nos leva calmamente por um passeio em um mundo subaquático, habitado por dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas. Cardumes de piraputangas, dourados, curimbatás, piaus, matogrossinhos e outros peixes do Pantanal são a nossa cia por quase 2 km de flutuação.
Por que a água é tão cristalina? A razão do fenômeno é a alta concentração de calcário (carbonato de cálcio) na água. O calcário possui uma propriedade de calcificar qualquer sólido que esteja na água, deixando-o mais pesado e concentrando-se naturalmente no fundo do rio. Por isso a água permanece tão cristalina!!!
E por fim, já sentindo saudades do nosso passeio, como possuíamos um crédito na pousada de uma diária que não utilizaríamos por causa do nosso retorno antecipado, escolhemos a Cavalgada do Peão para encerrar nossas atividades na cidade.
Antes da cavalgada, saboreamos um arroz de carreteiro típico da época dos boiadeiros do Pantanal ao som de uma modinha de viola, também com musicas características da região. Como o passeio a cavalo foi noturno e a noite estava bem estrelada foi uma ótima e agradável surpresa.
Quinto dia, dia 01/11/15
Dia do regresso. Saímos cerca de 8h da pousada com destino a Campo Grande, onde devolvemos o carro e embarcamos às 14:15h para Congonhas, local da conexão para o Galeão, onde chegamos às 20h.
Sem dúvida alguma foi uma das nossas melhores viagens. Agora com essa experiência podemos ressaltar que os passeios de flutuação em Bonito são imperdíveis. Por isso, sugerimos a troca da Estância Mimosa pela flutuação no rio Sucuri, já que dizem que esse tem menos peixes, porém sua água é mais cristalina do que a do rio da Prata. Enfim, nós curtimos muito o passeio de Bonito, porém, o principal motivo das nossas aventuras é estarmos sempre juntos!!!
Comments