Em abril de 2019, mais precisamente de 11 a 15, viajamos para conhecer este paraíso do litoral Alagoano. Saímos do Rio para Recife bem cedinho e pegamos o voo LA 3394 da Latam. Fizemos conexão em São Paulo e no regresso fizemos parada em Brasília, pois na época eram os melhores preços com milhas.
Para termos uma ideia, agora no início de dezembro de 2020, uma boa opção de passagem aérea saindo do Rio seria esta:
Contratamos o serviço da
a fim de realizar o nosso transfer até Maragogi, ida e volta:.
11/04/2019 12:15 LA 3394 12:15 Transfer IN - Recife / Maragogi
15/04/2019 10:30 LA 3990 15:20 Transfer OUT - Maragogi / Recife
Demorou cerca de 3 horas para chegarmos ao nosso destino, pois o ônibus fez algumas paradas para desembarque dos turistas, antes de nos deixar no hotel. Cerca de 15h30min estávamos fazendo o 'check in' no Resort Salinas Maragogi.
Quer saber um pouco mais sobre Maragogi? “É um município do Litoral Norte Alagoano. Localiza-se a 125 quilômetros de Maceió, a capital do estado. Sua população estimada em 2018 foi de 32.369 habitantes. A temperatura média é de 27 graus Celsius. Sua economia é baseada no turismo, na pesca e na agricultura. A beleza de suas praias faz com que seja um dos mais importantes polos turísticos da região”. Wikipédia.
Sabendo que fica bem no meio do caminho entre Maceió e Recife (vide mapa acima), favorece a opção de viajar para qualquer uma destas capitais, antes de chegar a Maragogi.
É claro que Recife tem mais opções de voo, mas uma boa busca nos sites de viagens cai bem, não é?. O nome da cidade provém de um rio da região, oriundo do tupi antigo maragûaóîy, que significa "rio dos gatos-do-mato".
A cidade é banhada por uma Costa dos Corais e tornou-se o segundo polo mais visitado do estado.
Uma amiga nossa havia acabado de regressar de lá e foram só elogios. Fomos conferir o porque de tanto sucesso de Maragogi.
Conhecendo o nordeste brasileiro esperávamos praias maravilhosas, muitos coqueiros, a tranquilidade do seu povo, a culinária com muitos peixes e frutos do mar. Estes já seriam bons motivos para de antemão nos cativar. Mas o que deixa o lugar ainda melhor é mesmo o mar e sua cor azul turquesa, além das piscinas naturais e seus corais, cenário que deixa os turistas extasiados, como também nos deixou.
Este é o site do hotel:
O hotel é sensacional e dispensamos os elogios, pois faltariam adjetivos. Algumas fotos:
Não poderíamos começar com outro passeio que não fosse o cartão postal da cidade. As piscinas naturais de Maragogi ficam localizadas a 6 km da costa e são chamadas de Galés, pelos nativos.
O passeio até as Galés, onde se formam as piscinas somente pode ser aproveitado na maré baixa. Elas têm águas cristalinas e abrigam peixes e corais, portanto, nesse período são feitos passeios de barco ao lugar.
Como ressaltado é preciso ter atenção na tábua de marés. Lembrando que o passeio pode ser feito com a maré de 0.0 até 0.6m e quanto mais próximo da maré 0.0, melhor será.
“As pessoas da região costumam chamar de "galés" os três conjuntos de piscinas naturais próximos da orla de Maragogi. São três áreas de piscinas, sendo elas: as galés "principais" (na frente do Salinas Maragogi); as piscinas de Taocas (na frente da Praia de Maragogi); e Barra Grande (na praia de Barra Grande). São feitos passeios de barco às três áreas, mas o lugar mais famoso e, consequentemente, mais explorado são as galés “principais”, consideradas as maiores piscinas de Alagoas.” Internet.
Este foi um dos motivos por termos escolhido o hotel Salinas Maragogi.
Seguem fotos do nosso passeio em um dia com a maré baixa, porém nublado com etapas de sol entre as nuvens:
Outro passeio que contratamos, das inúmeras opções que nos são oferecidas em frente ao hotel, foi o da lancha que percorre quatro praias ao norte de Maragogi, que são: Praia de Burgalhau, Barra Grande, Antunes e Xaréu (conhecida como praia da Bruna). Esta ultima com uma cor de mar surreal, parecida com o Caribe. (Vide localização no mapa abaixo):
Xaréu
Localizada ao lado da Praia de Antunes e também conhecida como Praia da Bruna, a Praia de Xaréu dispõe de areias finas e douradas, além das águas cristalinas de um azul turquesa inigualável, na maré baixa são formados bancos de areia.
Antunes
A praia mais famosa de Maragogi, lá você vai encontrar um local encantador. Na maré baixa é onde a natureza mostra toda sua beleza, formando uma extensão imensa de água que mais se parece com uma piscina. Além de contar com o coqueiro mais famoso de Maragogi. No local é possível encontrar barracas de praia que lhe atendem com drinks e bebidas. Veja nas fotos abaixo um pouco destes cenários. Claro que ao vivo é mais espetacular ainda.
Durante o passeio, numa das praias, creio que Burgalhau haviam vários catamarãs, como vimos nas fotos, onde rolava um som e o pessoal dançando na agua.
Sem dúvida a melhor época para visitar Maragogi compreende os meses de outubro a janeiro, quando a precipitação de chuva é praticamente zero. Pode-se dizer que abril e maio são meses “coringas”, pois ficam no meio termo entre o verão e o inverno e nós até que demos sorte de pegar tempo bom.
Descobrimos também (pena que somente após o regresso), um passeio impressionante em Barra Grande, a 5 km de Maragogi. Pode-se caminhar um quilômetro mar adentro, na passagem conhecida como Caminho de Moisés.
"Não se sabe ao certo o porque desse nome, mas acredita-se que faça menção à passagem bíblica do livro de Êxodo, na qual Moisés dividiu o mar Vermelho e libertou o povo do Egito. Portanto, assemelhando-se ao extenso caminho de areia que divide o mar. Esse banco de areia que se forma permite aos visitantes realizarem uma caminhada de aproximadamente 800m mar adentro durante a maré BEM baixa. Ah, vale destacar que a areia do local é do tipo cascalho, uma mescla de pedras pequenas e fragmentos de conchinhas do mar que deixam o local ainda mais bonito." Internet
Acho que o caminho não estava disponível quando lá estivemos, pois senão teríamos visto durante o nosso passeio para as praias ao norte que citamos. Vale muito a pena pesquisar sobre o mesmo antes de viajar, não é mesmo?
Para finalizar, postaremos fotos profissionais tiradas pela equipe do hotel e que ficaram show:
Este foi o nosso voo de regresso:
LA 3990 Operado por Latam Airlines
Brasil RECIFE GUARARAPES INTL. Saída: SEG 15-ABR-19 15:20h
Chegada em BRASÍLIA INTL.SEG 15-ABR-19 18:00h
Tempo de conexão: 00:40 Brasília,
LA 3029 Operado por Latam Airlines Brasil
BRASÍLIA INTL. Saída SEG 15-ABR-19 18:40h
Chegada no Rio, SEG 15-ABR-19 20:30h
Assim concluímos mais uma excelente e inesquecível viagem a dois, em um pequeno paraíso brasileiro.
Gostei