top of page

Trilha da Pedra Bonita - RJ



Se pudéssemos eleger a melhor trilha do Rio, em termos de custo x benefício, esta seria a nossa favorita. Explico: são cerca de 30 minutos em aclive não muito íngreme, a fim de obtermos um visual ímpar, de cartão postal!

A trilha é classificada como leve (ver significado abaixo) e basta apenas ter disposição para andar. Esse passeio é indicado para os iniciantes em trilhas, já que não exige muito preparo físico e ao final podem apreciar um dos visuais mais bonitos da cidade maravilhosa! Foi uma das primeiras trilhas que fiz com a minha mulher e estava um calorão, mas ficamos chocados com tanta beleza!


Ficha Técnica (site Vamos Trilhar):

-Localização: Setor C – Parque Nacional da Tijuca, Rio de Janeiro, RJ. -Dificuldade: Passeio – Nível 1 (entenda o que isso significa: http://bit.ly/1OS9Cad) -Tempo: Aproximadamente 25 minutos (ida). -Altitude: 696 metros -Atrativos: Mirante. -Horário de visitação: 8h às 17h (até às 18h no verão) -Camping: não é permitido -Taxa de entrada: gratuita


A Pedra Bonita faz parte do maciço da Tijuca e, por sua vez, a trilha está localizada dentro do Parque Nacional da Floresta da Tijuca - PNFT, precisamente entre a Pedra da Gávea e os bairros de São Conrado e Barra da Tijuca.


A caminhada é agradável e passa por áreas de reflorestamento com mata Atlântica. Aliás, o guia Lonely Planet indica como um dos melhores lugares do mundo para caminhadas em floresta urbana:



Outra curiosidade: em 2012 a cidade do Rio de Janeiro tornou-se a primeira do mundo a receber o título da UNESCO de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural. E o PNFT é um destes bens cariocas a serem preservados.


O tempo médio de subida até o topo é de aproximadamente 25 minutos. Já fizemos este trecho, eu meu filho e o Luca, em 16 minutos. A caminhada tem início na Estrada das Canoas, em São Conrado, perto da rampa de Voo Livre. Próximo também tem o início da trilha para a Agulhinha da Gávea.

Para chegar até lá, vá até a orla de São Conrado e suba a Estrada das Canoas. Seguindo pela mesma estrada que dá acesso ao voo, do lado direito há uma entrada com sinalização indicando o estacionamento, este bem restrito!



Descendo a pé, logo veremos outra placa indicando o início da trilha ao lado da guarita, onde fica o fiscal do PNFT. Após deixar seus dados e o número de pessoas que estão no seu grupo, você poderá começar a caminhada de 1.250 metros.



Uma questão que representa um pequeno senão é o estacionamento. Tal como citamos, o estacionamento da rampa de Voo livre é muito pequeno e se houver condições de voo, provavelmente estará lotado. Restará outra opção para estacionar, no Mirante da Canoas, que é um pouco distante para ir a pé até a Pedra Bonita. Portanto, sugerimos ir até o início da trilha de Uber ou taxi. Mas não se esqueça de agendar a volta, pois desta vez com meu filho e o Luca, descemos a pé desde o mirante até o ponto de taxi, do início da Estrada das Canoas. É muitooo chão! Soma-se aos 48 min do mapa abaixo, a caminhada entre o Mirante das Canoas (local mencionado como alternativa de estacionamento) e o mirante da Pedra Bonita.



As trilhas eram originalmente utilizadas pelos moradores da região, no trajeto até seus sítios. No início do caminho para a Pedra Bonita ainda se pode ver o calçamento original feito com pé-de-moleque. Com a abertura de estradas maiores, esses caminhos caíram em desuso. Na parte inicial a vegetação é densa, aliviando o calor carioca.

A trilha é bem demarcada, portanto, em nossa opinião não necessita de guias. O cume é grande e fica sobre uma laje de pedra revelando uma deslumbrante imagem do Rio. Do grande platô avistam-se os bairros de São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, e também o Morro Dois Irmãos, a Lagoa Rodrigo de Freitas, Pedra da Gávea, Barra da Tijuca e a Floresta da Tijuca. Simplesmente de tirar o fôlego!









O que muitas pessoas não sabem, é que do topo da Pedra Bonita é de onde você tem uma das vistas mais bonitas para a Pedra da Gávea. Você simplesmente fica cara a cara com a cabeça do imperador. A “cabeça do imperador” leva esse nome por realmente se parecer com uma cabeça.



Meu filho já assistiu o nascer do sol na Pedra e achou iradíssimo, assim como deve ser assistir ao sol se por:



No retorno, você poderá conhecer a rampa de voo livre. Para isso terá que enfrentar uma rampa um pouco íngreme de paralelepípedo. Vale muito a pena observar os voos de asa delta e parapente que partem de lá. A pista é aberta para profissionais e para quem desejar fazer um voo duplo de asa delta ou parapente. Sobrevoando São Conrado, o voo dura até 30 minutos e o pouso é na praia do Pepino, trecho localizado no fim da Avenida Niemeyer.



Nos dias de verão, o calor é realmente intenso, portanto não se esqueça do protetor solar e principalmente da água. Em relação à melhor época do ano para se visitar o local, o clima na primavera e no outono são mais favoráveis para fazer a trilha.

Com certeza é uma trilha mais do que recomendada, não só pelo visual deslumbrante, mas também pelo pouco tempo de caminhada. Uma trilha memorável!

Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note
Post: Blog2 Post
bottom of page