top of page

Trilha Morro Dois Irmãos e Parque Penhasco Dois Irmãos



Esta trilha é uma das inúmeras opções deste tipo de aventura na cidade do Rio de Janeiro. E para nós, é a que oferece uma das mais belas e impressionantes vistas da cidade. Simplesmente espetacular! Tão boa que já subi três vezes. Uma com minha mulher e as outras duas vezes, uma com cada filho. E não é difícil! Se comparada à trilha do Corcovado ou do Pico da Tijuca então... é “piece of cake”.


São cerca de 50 minutos de trilha numa subida não muito íngreme. E vale muito a pena qualquer esforço, pois a recompensa ao atingir o topo, para então admirar toda a beleza de lá, é indescritível.


“O morro Dois Irmãos é uma formação rochosa no bairro do Vidigal, no Rio de Janeiro. Seu topo com 533 metros de altitude acima do nível do mar é mais alto que o Pão de Açúcar (395 m), porém inferior ao Corcovado (704 m) este pode ser atingido por meio de uma trilha de 1,5 km de extensão.” Wikipédia.

Ressalta-se que esta trilha oferece uma ótima relação entre esforço físico e beleza. Por não ser exigente, compensa com visuais incríveis e ainda pouco conhecidos do carioca. Ao chegar ao cume você consegue ver toda a extensão das praias do Leblon, Ipanema e Copacabana, a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Gávea, o Cristo Redentor, a comunidade da Rocinha e o bairro de São Conrado.

O morro do Vidigal, comunidade onde se inicia a primeira etapa da trilha e, portanto passagem obrigatória para a o inicio da caminhada, conta com vários hostels e muitos turistas estrangeiros se hospedam por lá. Além disto, o morro foi pacificado em 2012, com a instalação de mais de uma UPP – Unidade de Polícia Pacificadora. Entretanto, na nossa visão, já foi mais seguro subir através da comunidade e realizar a trilha. Outra opinião: "Nos últimos anos as UPPs vem perdendo força e situações envolvendo traficantes vem aumentando. Atualmente qualquer favela do Rio de Janeiro é considerada zona de risco, devido a imprevisibilidade com que tiroteios e ações policiais acontecem". Site Trilhas e Cachoeiras



A nossa dica pra realizar a primeira etapa da subida é ir até a Vila Olímpica (veja o mapa acima), ponto de partida da caminhada, e ir de Van. A outra opção seria você levar o seu capacete e subir de moto-taxi. Os motoqueiros até têm capacetes extras, mas convenhamos que esse rodízio de capacetes das garupas não deve ser muito saudável.

Logo na chegada ao Vidigal existe uma UPP, algumas Vans e muitos moto-taxis. A subida de van (R$ 3,00) é mais segura que a moto, entretanto é mais lenta. Em alguns trechos, por causa das vias bem estreitas, o trânsito é bem complicado, ainda mais se houver um caminhão na sua frente, como já ocorreu conosco. O ponto de partida é ao lado desta quadra do CIEP:



No início a trilha é toda coberta, dentro da mata. Alguns trechos são bem estruturados com vários troncos servindo de escada e com bastante sombra, importante para os dias ensolarados e de verão.




Em qualquer estação do ano a trilha é viável, porém sugerimos as estações do outono, inverno ou primavera, para fugir do calorão que faz no verão carioca. A época de inverno, por ser a mais seca, possui um número maior de dias totalmente ensolarados, tornando-se a mais propícia, em nosso ponto de vista. Não deixe de levar a sua agua, apesar de termos notado, da ultima vez que subimos, ambulantes no topo vendendo agua, Gatorade e guloseimas.

Aproveite a primeira sugestão de parada pra hidratação e curta o Mirante da Rocinha, fotos:




Um outro mirante quase no fim da trilha garante uma vista tão incrível como a vista lá do cume do morro. Desse ponto avistamos a Praia de São Conrado, a Pedra da Gávea e a Pedra Bonita (direita)



Depois deste mirante até o cume praticamente não tem mais floresta e sim uma vegetação baixa, portanto a trilha é praticamente aberta.

Chegada ao topo do Morro Dois Irmãos

Afinal chegamos ao cume do Irmão maior, com seus 533 metros de altitude e as vezes que subimos não haviam muitos turistas no topo. Existe um marco no local:


Alguns tiram fotos numa pedra inclinada que achamos ser um pouco arriscado.

Fotos do topo com o meu filho, João Gabriel:




Quando mais jovens e audaciosos, eu e minha mulher, fizemos esta trilha bem próximo ao por do sol em um dia sem absolutamente nenhuma nuvem no céu. Foi simplesmente fantástico assistir ao espetáculo do sol se pondo e ainda ver a cidade anoitecendo. Indescritível!! Ficamos só nós dois lá no topo...inesquecível! O perrengue fica por conta de descer a trilha apenas com lanternas. Leva o dobro do tempo. Mas em compensação aquele cenário jamais será esquecido.



Conclusão

A trilha é fantástica, a vista lá do alto é inesquecível e com certeza foi um dos programas mais interessantes e impressionantes que já fizemos no Rio de Janeiro. Não deixe de conferir e boa caminhada!!!

Parque Penhasco Dois Irmãos


Aproveitando que o assunto é o Morro Dois Irmãos, falaremos sobre o Parque Penhasco Dois Irmãos. Esse parque é adjacente ao morro. Veja a localização no mapa abaixo:



Fomos a pé e a chegada ao parque é pela rua Aperana, perpendicular a R. Visconde de Albuquerque no Leblon. Muita gente vai de carro e existem estacionamentos tanto na entrada quanto dentro do mesmo. É um parque bem charmoso e com uma das melhores vistas para a Zona Sul da cidade. Pena que está descuidado, apesar de limpo. Quando o visitamos pela primeira vez há uns oito anos atrás estava em ótimo estado de conservação. Agora os banheiros estão completamente abandonados ou fechados e os 'piers' que eram lindos estão bem largados, com varias tábuas quebradas.






“Inaugurado em 1992, o Parque Penhasco Dois Irmãos possui mais de 39 hectares divididos entre muita natureza, jardins e vistas panorâmicas para a cidade. Ao todo, ele possui 4 mirantes e deles podemos ver as praias do Leblon e Ipanema, a Lagoa Rodrigo de Freitas, o Arpoador, o bairro do Jardim Botânico e o Cristo Redentor. Além disso, ele possui entrada gratuita e toda a sua área pode ser acessada de carro, sem ter necessidade de fazer qualquer tipo de trilha. Em 2011, o parque se tornou autossuficiente ao receber painéis de captação de energia solar. Além disso, foi instalado um banco de baterias especiais capaz de manter a energia por três dias. Nas trilhas do parque é possível observar espécies botânicas, como a orquídea-das-pedreiras, o antúrio-das-pedras, a velózia-branca e as bromélias, além de animais como micos-estrela, esquilos e diversas espécies de pássaros. Frequentemente observa-se a presença da borboleta-azul. No pequeno lago do parque lindas vitórias-régias dão um toque especial ao ambiente.

Ponto alto do passeio, o parque dispõe de quatro mirantes, muito procurados por visitantes que querem ter uma visão privilegiada da cidade. Brinquedos, quadras poliesportivas, jardins e as esculturas, com destaque para peças em aço desenhadas por Oscar Niemeyer, são outros atrativos do parque. Existe também uma trilha de 1,5km de extensão que leva ao sopé do Irmão Menor, que compõe o Morro Dois Irmãos, podendo ser feita por iniciantes, com pontos de subida de curta distância. As caminhadas podem ocorrer ao longo de toda a trilha, porém o uso de bicicletas fica restrito às vias pavimentadas da unidade”. Site da Prefeitura





Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
Post: Blog2 Post
bottom of page