top of page

Trilhas das Cachoeiras do Santinho e Primatas - Jardim Botânico

Um amigo que é nosso vizinho comentou conosco sobre uma cachoeira bem perto de onde moramos. Tentamos ir até a ‘cachu’, mas não conseguimos, pois não achamos a entrada da trilha. Algum tempo depois, meus filhos me levaram até lá. Moramos no Bairro Jardim Botânico - RJ, e esta cachoeira agradabilíssima fica a menos de 20 minutos andando desde a nossa casa. Hoje, comentaremos sobre esta trilha, bem como outra, também de acesso pelo mesmo bairro, chamada Cachoeira dos Primatas.

Frequentamos algumas vezes a cachoeira vizinha mas não sabíamos o nome dela, até que recentemente descobrimos, por acaso, enquanto pesquisávamos outras trilhas pelo aplicativo Wikiloc. Aqui cabe um parênteses, pois este app é imperdível para quem gosta de trilhas como nós. Simplesmente é o aplicativo mais utilizado e conhecido pelos trilheiros. Além de servir como GPS, ele também serve como rede social, onde o usuário cria um perfil, pode salvar os mapas das trilhas e ainda gravar o seu percurso. De cada trilha o app descreve a distância a ser percorrida, o grau de dificuldade, ganho de elevação e outros parâmetros, como fotos, dicas do percurso e de como chegar até o inicio da trilha. Muito bom!

Como costumamos caminhar pelas ruas do nosso bairro nos fins de semana, nos deparamos com o final da Rua Sara Vilela, após termos subido a Rua Lopes Quintas (ver mapa abaixo), onde vimos a placa de acesso a Cachoeira dos Primatas.

Já havíamos estado lá, alguns anos atrás, após ter recebido a dica do Bruno, filho da Carla e pela segunda vez, fomos curtir um banho de cachu. A trilha é de grau fácil, tem uma ótima sinalização com as setas das botinhas amarelas pelo itinerário, pois faz parte da Transcarioca. Demora cerca de 30 minutos para percorrer quase 1 km de trilha e tem uma elevação máxima de 246 metros. Nessa segunda ida, vimos que existia uma placa no sentido Mirante da Lagoa, que indicava o Parque Lage. Ficamos tentados a seguir nesse sentido, entretanto não havíamos levado agua e sem saber quanto tempo levaria até chegarmos ao Parque Lage, regressamos pelo mesmo caminho que fizemos na ida.

Mas ficamos curiosos para conhecer essa ligação entre o Parque Lage e a Cachoeira dos Primatas. Em outro passeio, fomos até a guarita de acesso à trilha do Corcovado dentro do parque Lage (veja o nosso post sobre esta trilha aqui no blog) e perguntamos quanto tempo até a Primatas. Resposta: duas horas! Pois ficamos sabendo que esta trilha, trechos 17 e 18 da Transcarioca (Travessia Parque Lage X Horto) que passa pela Cachoeira dos Primatas, vai quase até o final da trilha do Corcovado. Desistimos, pois o percurso pela R. Sara Vilela é bem menor.

Em uma das idas à Cachoeira do Santinho, a nossa cachoeira vizinha (agora sim já com nome hehê), reparamos alguns trilheiros seguindo um caminho pela mata além da cachu. Seguindo-os descobrimos que havia um acesso até a Cachoeira dos Primatas. Detalhando o itinerário para o Santinho, um trecho de 0,42 km e 128 metros de elevação, a caminhada começa na altura do segundo poste de uma rua sem nome que conecta a Rua Senador Simonsen a um condomínio. Esta rua começa no portão cuja foto está abaixo. Não tem placa de sinalização. (Vide mapa e fotos deste local)

(NOV DE 2021) AVISO: CACHOEIRA DO SANTINHO TEMPORARIAMENTE INACESSIVEL PELA RUA SENADOR SIMONSEN. PORTÃO DA FOTO ABAIXO ESTÁ TRANCADO COM CADEADO COLOCADO PELOS MORADORES DA COMUNIDADE QUE FICA AO FINAL DA RUA. ASSOCIAÇÃO DO JB ACIONOU A PREFEITURA , ENTRETANTO PARECER AINDA NÃO FOI EMITIDO

O começo da trilha é íngreme e conta até com um cabo de aço para ajudar, principalmente na descida ou se o chão estiver escorregadio. O cabo está preso a uma torre de transmissão elétrica abandonada, após a qual, a trilha segue com pequenas subidas e descidas passando por um tronco caído e um tubo provavelmente de agua sobre um riacho, que devem ser ultrapassados. Fotos:

A trilha segue paralela ao cano por alguns metros e logo chegamos à Cachoeira do Santinho. Basicamente são três áreas, sendo a cachoeira entre as pedras, uma parte superior boa para relaxar e uma inferior, onde tem um laguinho. Fotos:

Seguindo no sentido da cachoeira dos Primatas, deve-se cruzar o riacho, em frente à Cachoeira do Santinho, tomando-se cuidado pois é uma descida entre as pedras.

A trilha continua em subida por um caminho não muito aberto, mas com chão batido, até encontrar a primeira bifurcação, não sinalizada. Foto dessa bifurcação onde a minha filha aponta o caminho:

Continuamos a subir até uma segunda bifurcação, essa sim, sinalizada. Repare nas fotos, que aqui existe um ponto de agua e é uma boa maneira de não passar batido pela bifurcação já que a placa é mais visível para quem desce.

A partir deste ‘waypoint’ a trilha passa a ser mais larga e bem mais conservada, pois já é a Transcarioca.

Após algumas subidas e descidas curtas, começa uma subida mais íngreme que leva até o Mirante da Lagoa, com vistas espetaculares para a Lagoa Rodrigo de Freitas, Jóquei e Ipanema.

Do mirante até a parte baixa da Cachoeira dos Primatas são mais 250m.

Bem visível é a trilha de subida para a parte alta dessa cachoeira, onde tem o escorrega e uma área enorme nas pedras para banho de sol. Se a intenção for seguir a trilha, as opções são a Cachoeira da Gruta e saída pela Estrada D. Castorina ou a saída pela R. Sara Vilela, ambas bem sinalizadas.

Regressamos pelo mesmo caminho da ida e em apenas 30 minutos chegávamos ao ponto inicial da trilha. Ainda fomos brindados com este visual encantador do Cristo Redentor abençoando nossas trilhas: