top of page

Visconde de Mauá - RJ

  • 16 de jan. de 2021
  • 5 min de leitura

Atualizado: 17 de fev. de 2021


ree

Todo mês de janeiro, desde 2014, passamos alguns dias em Visconde de Mauá – RJ. A hospedagem é na Pousada Mauá Brasil, um luxo só. Reservamo-nos esta extravagancia, pois é uma vez na vida, ou melhor, uma vez por ano.

Como a primeira vez a gente nunca esquece, vamos começar pela mesma. Chegamos em Mauá após passarmos alguns dias em Conservatória - RJ e depois seguimos viagem para curtir Tiradentes - MG.


Paramos no centro de visitantes da cidade, localizada ao lado da igrejinha de São Sebastião:


ree

A região de Visconde de Mauá localiza-se no alto da Serra da Mantiqueira e é composta por 3 vilas principais: a vila de Visconde de Mauá, Maringá e Maromba, que ficam a 5k e 8km da primeira, respectivamente, e nesta ordem de chegada, pela RJ 163. Wikipédia

Veja os Mapas da região após Penedo e repare que fica ao lado da divisa entre RJ e MG:


ree

ree

A região de Visconde de Mauá é um distrito que pertence a dois estados e três municípios: Itatiaia (RJ), Resende (RJ) e Bocaina de Minas (MG). Entre as vilas de Mauá e Maringá ficam os vales das Cruzes, do Pavão e vale do Alcantilado; entre as vilas de Maringá e Maromba fica o vale da Santa Clara. O Rio Preto, que acompanha a estrada, separa os estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais. Somente nesta nossa ultima estadia (2021), atravessamos a ponte abaixo e conhecemos a Maringá mineira.


ree

ree

ree

A RJ 163 segue para Maromba (RJ), a terceira vila, com seu famoso Escorrega (cachoeira). O grande atrativo de Mauá, sem duvida é a natureza que foi favorecida com muitas cachoeiras e para todos os gostos. É só escolher a sua no mapa abaixo:


ree

Continuando sobre a nossa primeira vez ali, como já havia dito, paramos no Centro de Visitantes e a atendente nos informou que as distâncias entre as cachoeiras eram acessíveis.

Saímos de carro da Pousada, que fica a cerca de três km do centrinho de Mauá e fomos a pé até Maringá. A ideia seria correr entre Mauá e Maringá, mas logo na primeira subida desistimos, já que é uma pirambeira só... De Maringá fomos até a cachoeira Santa Clara, abaixo:


ree

ree

Dali até a Cachoeira do Santuário já foi perrengue. Não chegava nunca! Em determinada subida, perguntamos a uma local que passava de moto, se faltava muito e a resposta foi: _Depois desta subida ‘ingridi’, falta pouco....(nunca esquecemos esse "ingridi"! Até hoje usamos essa palavra nova do dicionário em algumas ocasiões e rimos muito!)

Enfim, chegamos já no final da tarde. Na ‘cachu’ só nós, aproveitamos para relaxar e namorar muito. Valeu todo o esforço. A Carla acabou levando uma picada forte de um marimbondo, bem no "forévis" rsrs. Ficou uma bolota enorme por uns dias...


ree

ree

ree

Almojantamos em Maringá no regresso, uma truta deliciosa, regada a uma chuvarada daquelas. Pegamos um taxi até Mauá, debaixo de um diluvio. Embarcamos no nosso carro e corremos para a pousada.

Nossas primeiras vezes visitando Visconde de Mauá, foram no tempo em que a estrada ainda era de terra. Somente entre 2012 e 2014, o acesso foi asfaltado. Esse progresso foi rejeitado, a época, pois acreditava-se que junto com o asfalto, viria também o turismo em larga escala. Nesse tempo, esse trecho aprazível da Serra da Mantiqueira era conhecido como reduto hippie. Ainda encontramos alguns. Por exemplo, na nossa ultima visita à Santa Clara, no ano passado, havia um artesão vendendo seus itens debaixo de uma lona de plástico.

Adoramos o restaurante Gosto com Gosto, em Mauá. Super recomendamos. O cardápio é maravilhoso e a linguiça com torresmo da entrada são sensacionais! Melhor torresmo da vida, com certeza! O restaurante faz parte da Associação dos Restaurantes da Boa Lembrança, aquela com os pratos decorados personalizados. Sempre trazemos um prato de recordação. Pena que o de 2021 ainda não estava pronto. Já temos 7 na nossa coleção!


ree

ree

ree

ree

Sobre as cachus, ponto forte da região, destacamos:

A Santa Clara, que é a cachoeira mais alta de Maringá. Tem uma queda de cerca de 30 metros e um poço delicioso embaixo para tomar banho. Fica dentro do Parque Nacional do Itatiaia.

A trilha de acesso é leve e tem cerca de 250 metros de descida fácil. A chegada à cachoeira é lindíssima, pela altura da água.


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

A do Escorrega tem um trecho de estrada de terra a ser percorrido a partir de Maringá, mas quando a gente chega na Cachoeira, logo esquece a buraqueira. Na época de chuvas é inevitável não saculejar bastante, mas a gente se diverte muito no escorrega e fica encantado com o lugar. Há vários restaurantes simples e de comida caseira na Vila de Maromba.


ree

ree


No caminho para Maromba ainda passamos pela cachoeira Véu da Noiva, também uma delícia e pela Igrejinha de São Miguel Arcanjo, na vila.


ree

ree

ree

ree

O complexo do Alcantilado, onde já fomos duas vezes, é uma propriedade particular com 9 cachoeiras de vários tipos e graus de dificuldade, que são acessadas por uma trilha de 1,5 km. No caminho, grutas, piscinas naturais, mirantes e muita Mata Atlântica. A última cachoeira é a do Alcantilado, com 50 metros. Dentro do complexo há bar e restaurante. O estacionamento é gratuito, ou melhor faz parte do pacote de ingresso.


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

A Pousada Mauá Brasil é magnifica e foi eleita sete vezes seguidas a melhor de Mauá pelo Guia Quatro Rodas. Na sede principal situam-se a recepção, o restaurante, a piscina e sauna interligadas, o ofurô e a academia. Iniciaram-se as obras para ampliação do salão do restaurante e uma nova academia. O visual do hotel para a Serra da Mantiqueira é sensacional e a privacidade dos chalés é muito boa. São bem distantes entre si. Perfeito para casais em datas românticas, inclusive não aceitam crianças. Por oito anos celebramos aqui a nossa lua-de-mel.


O café da manhã é um brunch servido até às 14 h. Normalmente damos uma malhada ou caminhada antes do mesmo e só almojantamos bem tarde. São frutas, pães quentinhos e maravilhosos, sucos, ovos, queijos, frios, iogurte, cereais, um prato quente, uma sobremesa e um drink, tudo de dar agua na boca só de lembrar. São 15 chalés incríveis. Já ficamos no 5, 8, 11, 13, 14 e 15.


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

Como dissemos anteriormente, sempre fomos no verão e a temperatura varia de 20 a 30 graus. Costuma chover todos os dias. No ano passado ficamos até sem luz por pouco tempo e assistimos a um espetáculo dos vaga-lumes indescritível!


Nesta ida de 2021 choveu demais, principalmente à tarde e à noite. Inclusive pretendíamos fazer a trilha da Pedra Selada, mas fomos desaconselhados. Falando em caminhada, pertinho da Pousada, existe uma estrada de terra muito agradável e normalmente no dia de ir embora passeamos por ela.


ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

ree

Primavera e outono são épocas excelentes para conhecer a região e nossa próxima ida será em maio, a fim de curtir o frio e fugir da época de chuvas.

Indubitavelmente é sempre um inicio de ano revigorante para nós em meio à uma natureza tão magnifica, com um companheira tão amorosa e inigualável.



 
 
 

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Post: Blog2 Post

©2020 por Trilhas e Milhas H2O. @livingvietnam_h20

bottom of page