top of page

Boracay - Filipinas

Como dissemos no post anterior, Boracay é uma das ilhas mais famosas das Filipinas. Um destino que exportou a imagem do país como tendo uma das melhores praias do mundo, verdadeiro paraíso tropical, rodeado de águas claríssimas e areia bem fina e branquinha.

Mas esta ilha retomou em 2019, o destino de viagem número 1 das Filipinas após um bom tempo de "fechamento para balanço". Boracay foi impedida de receber turistas por seis meses a fim de uma limpeza ambiental e regulamentação de construções, segundo o governo.

Num fórum empresarial realizado em nove de fevereiro de 2018, o presidente Rodrigo Duterte chamou a ilha de Boracay de "fossa" e anunciou planos para fechar a ilha aos turistas e realizar uma reabilitação na ilha em junho de 2018, para resolver o agravamento das condições de esgoto”.

Não sabemos como era antes, porém comprovamos que vimos, em 2024, uma ilha bem estruturada para receber os turistas! Muito limpa, com um centrinho cheio de bons hotéis, muitas lojas e restaurantes legais. Isso tudo somado às belezas naturais da praia, dos coqueiros margeando toda a costa, os caiaques transparentes, barcos de pescadores e de turistas...enfim... é uma ilha cinematográfica.

Como curiosidade, notamos que este foi o único local de TODO o sudeste asiático que vimos policiais ostensivamente armados andando pelas ruas.

Dentre as regras estabelecidas após o fechamento, somente 19 mil turistas podem acessar a ilha diariamente, inclusive tendo feito reserva em algum hotel antecipadamente. Limitação imposta para preservação da ilha que é bem pequena, em torno de 7 km de extensão e 1 km de largura. Além disto, beber e fumar na praia, agora é proibido, assim como vendedores ambulantes. Somente após tentar comprar uma cerveja num bar em frente à praia e ser informado que eu teria de beber ali, percebi que havia placas avisando da proibição. Plástico foi banido da ilha. Saí do mercado com bolsas de papel e os copos para viagem nos cafés são biodegradáveis. Até boa parte dos triciclos agora são elétricos.

Feita a devida introdução vamos ao passeio. Na quinta-feira, dia 08 de fevereiro de 2024, decolamos de Cebu para Boracay pela Cebu Airlines. Chegamos ao aeroporto Godofredo P. Ramos às 08h55min da manhã em Caticlan. Esta cidade fica no município vizinho de Malay, na ilha de Panay. De lá até Boracay o barco leva apenas 10 minutos. Antes de embarcar para ilha vc terá que pagar duas taxas:

- taxa ambiental, em fev de 2024 a taxa foi de 300 pesos (US$ 5,5);

- taxa de terminal (ou taxa de entrada em Boracay), que custou 150 pesos (US$ 2,7).

O mais legal e diferente é que já chegamos com o pé na areia. As bagagens vão conosco no barco e quando desembarcamos já temos que sair com elas pela areia. Ficam vários tuk tuk perto do desembarque, vans e táxis, por isso é muito fácil o transporte pela ilha.

Ficamos hospedados no Red Coconut Hotel na White Beach – Estação 2.

Essa praia divide-se em três áreas chamadas de estações: 1, 2 e 3.

A praia herdou essas denominações da época em que os pescadores dividiram a praia em três. A estação em que pernoitamos é praticamente o epicentro de todas as atividades em Boracay. Possui o maior número de hotéis, resorts, bares, restaurantes e lojas da ilha. Já a estação 1 não é para todos os bolsos e sim para os que tem orçamento maior para ficar nos resorts mais caros. E a terceira estação, localizada no extremo sul de White Beach, é pra quem deseja fugir das aglomerações, sendo a área mais tranquila e descontraída da praia, com poucos bares e restaurantes.

O hotel é muito bom, confortável e muito bem localizado. Praticamente na areia da praia. Tomávamos o café da manhã vendo aquele mar paradisíaco. Porém, tem um grave defeito e esta foi uma das furadas que caímos... Todas as noites rola um som ao vivo no restaurante do hotel (e o nosso quarto ficava de frente para ele), até altas horas da noite!! Teve um dia que foi quase até uma da madruga. O problema é que a banda gritava ao microfone, aí já viu né. Não conseguíamos dormir enquanto rolava a cantoria. Cremos que a gerencia não tá nem aí para os hospedes, pois o máximo que os recepcionistas diziam, após reclamarmos, era “I am sorry”.

A razão é que o restaurante vivia lotado, todas as noites. Para completar a farra, tinha também show dos malabaristas de fogo. Muito bacana!

Presenciamos também uma comemoração ao estilo filipino no restaurante. Os garços trazem uma tábua de comida gigante para a mesa do aniversariante (não temos certeza se era aniversário) e rola uma cantoria muito legal!

Enfim, este defeito (para nós) do barulho da cantoria não estragou a nossa estadia no hotel. Teve um dia que até tomamos uma cerveja com petiscos na varanda, para curtirmos o show! rsrs

Aproveitamos e desfrutamos muito da White Beach que elegemos a melhor praia de toda a nossa estadia nas Filipinas. Irretocável. São 4 km de praia fascinantes. Não somente pela areia branquinha de arder os olhos com o reflexo do sol, mas também pelas águas calmíssimas, sem ondas e simplesmente transparentes como água mineral. O gradiente da praia, isto é, seu grau de descida da terra para o mar, é bem suave. Você pode caminhar em torno de 20 metros na água e mantê-la na altura dos joelhos. Fomos abençoados com um por do sol magnífico.

Nas minhas corridinhas pelas praias, notei que a areia daqui não esquenta. Nesse sentido parece com os Lençóis Maranhenses. Está difícil achar tantos adjetivos pra White Beach. Todavia, com tantas restrições impostas após o fechamento, uma delas foi a de limpar o visual da praia, por isto hoje em dia, não existem cadeiras de praia, espreguiçadeiras ou guarda-sóis. Nós levamos duas toalhas de praia do hotel e ficamos na sombra dos coqueiros, como muitos turistas fazem.

Além da praia, também gostamos muito do shopping D´ Mall. Mas calma, não fomos à praia para ir ao Shopping, kkk. É uma experiência de compras ao ar livre, no coração da estação 2. Apelidamos de centrinho, com pequenas ruas repletas das mais diversas lojas padronizadas, com o teto em ´V` invertido.  É um balcão único para todas as suas necessidades de férias, seja sacar dinheiro em um caixa eletrônico ou fazer câmbio, comprar lembranças, fazer compras, tipo frutas, etc, comer fora, tomar um smooth de manga, comprar um cartão SIM ou receber uma massagem. Tudão está concentrado no

D´Mall.

Ficamos 3 noites na ilha, sendo que contamos somente com dois dias inteiros para aproveitar a nossa estadia, não somando o dia da nossa chegada. Assim sendo, no dia 09 de fevereiro, fizemos o ‘island hoping’. Este passeio é uma boa opção para conhecer a ilha de barco.  Fizemos um tour em barco privado, contratado na recepção do hotel, que dava a volta na ilha parando na Puka Beach e depois seguindo até a ilha vizinha de Crystal Cove.

A praia de Puka fica ao norte da ilha de Boracay e é lindíssima! Essa foto da capa do post, com um castelo de areia escrito Boracay foi tirada nessa praia paradisíaca.

Dali rumamos para a Crystal Cove e foi uma furada. Não pela ilha em si, pois a mesma possui alguns buracos nas rochas do sub-solo, formados pelas ondas do mar, que são bem interessantes de conhecer. Além disso, a ilha tem uma boa estrutura para o turista, com jardins bem cuidados, banheiros limpos e barzinhos espalhados. O problema foi que pegamos um toró danado na ida para lá e o mar estava um pouco revolto. Chuva, vento e até um friozinho pegamos na ilha. Creio que o patrão da embarcação não quer perder a corrida de jeito nenhum e não cancela o passeio, colocando a gente neste tipo de furada.

No terceiro e último dia de Boracay curtimos uma praiosa e foi uma delicia! Até fiz um rolé indesejado pelas águas cristalinas da White Beach num caiaque todo transparente. Fui à busca do meu mini-drone DJI. Dei mole e o deixei cair no mar. Erros básicos de principiante amador...

Não tinha treinado o suficiente em terrenos apropriados e não conhecia todos os recursos do drone. Pra completar, também estava ventando muito! Pacote completo rsrs

Aluguei o caiaque transparente e fui com alguns locais procurar o dito cujo, que Graças à Deus estava sinalizando no GPS. E não é que achamos!!

Ainda bem que consegui comprar somente a aeronave depois que voltamos para a nossa cidade. Que sufoco!

Antes de finalizarmos o post, gostaríamos de comentar que a reabilitação de Borocay e as novas regras deixaram a ilha impecável. Maya Bay, na Tailândia, também fechada foi outro grande sucesso, em nossa opinião. ‘A praia estará aberta à visitação em 2024, depois de ter sido fechada em 2018 para restaurar seu delicado ecossistema, que foi severamente impactado pelo turismo em massa nos anos anteriores’. Internet.

Nos posts seguintes falaremos de El Nido e Coron. Foram destinos de beleza natural maravilhosos. Mas cabe uma ressalva. Ambas estão necessitando, bem como Moalboal do mesmo tratamento de choque por que passou Boracay. Você entenderá o porquê nos seguindo no blog e nas mídias sociais. Vem comigo e minha amada esposa viajar para a Ilha de Palawan.

1 Comment

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
Joao Belo
Mar 22
Rated 5 out of 5 stars.

Maravilhoso mi amorrr, wowwwww