Quer saber qual foi o prédio mais alto do mundo entre 1998 e 2004? Então nos acompanhe em mais uma viagem para KL. Isto mesmo, Kuala Lumpur.
KL para os íntimos e moradores locais, já teve o edifício mais alto do mundo, a Petronas Tower. Hoje este título pertence ao Burj Khalifa em Dubai, o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com impressionantes 828 metros de altura. Tudo sobre o mesmo foi descrito neste link aqui do nosso site quando conhecemos KL pela primeira vez em 2017, durante o nosso mochilão pelo Sudeste Asiático: mochilaoKualaLumpur
Ficamos ainda mais impressionados com a capital da Malásia!
Morando no Vietnã já fomos mais duas vezes para lá em 2023 e agora (Fev 2024) a Carla já está arrumando a mochila para ir de novo.
Em 2023 fomos em Setembro e Dezembro durante o Natal. Destas novas andanças consolidamos algumas antigas impressões sobre a cidade, bem como novas ‘furadas’ e descobertas.
Vamos a elas!
Primeiro, comentando sobre a mancada do deslocamento do aeroporto até o Centro: minha esposa fez de trem KLIA Ekspres Airport e eu de ‘grab’(Uber local), pois chegamos em dias consecutivos. Vale ressaltar que o aeroporto fica a 60 km do centro da cidade! Então...como fizemos no mochilão, a patroa repetiu a dose e fez esse trajeto de trem. Só que se meteu numa furada... ela vai contar:
Euzinha aqui gente, Carla contando rsrs
Pois é, foi furada mesmo, misturada com a famosa "Lei de Murphy"!
Fiz uma "baldeação" no caminho do trem para trocar de linha e chegar até o ponto mais próximo do hotel. Até aí tudo bem! Eu estava com pouca bagagem e foi tranquilo, mas eu não tinha pesquisado "com afinco" sobre a distância do ponto que eu iria descer do trem até o hotel. Dei uma olhada rápida e achei que fosse pertinho. Só que não! Perguntei para algumas pessoas sobre as direções até o hotel (com o Google tradutor, é claro), mas ninguém sabia e nem conhecia o hotel. Aí a minha bateria acabou e eu não tinha levado o power bank!! Além do hotel não ser perto eu acabei me perdendo e fui parar num bairro meio sinistro e todos me olhavam tipo o que você está fazendo aqui... Atravessei umas passarelas para pedestres desertas e depois de muito tempo arrastando a minha malinha entrei num hotel não muito confiável (com trancas pesadas nas portas) e acionei o interfone para perguntar pela janelinha. Graças a Deus a recepcionista conhecia o hotel e me deu as direções. Tive que atravessar uma passarela de carros andando na direção contrária (arrastando a mala kkk) e depois de algum tempo avistei o hotel de longe!! UFA! Amém Senhor! Lição de casa: nunca andar sem o power bank ou a bateria cheia do celular. Nunca ficar sem internet também. Eu havia feito o e-sim da Airalo, mas achei um pouco confusa a instalação. Não estava com a internet funcionando corretamente. Depois entrei em contato com o suporte do Airalo e eles me ajudaram a finalizar a instalação. Em um post separado posso falar com mais detalhes sobre esse serviço da Airalo e fazer um comparativo com o chip comprado em lojas.
Voltando para o meu relato... João aqui...
No meu transporte no dia seguinte peguei o grab e paguei quase o mesmo preço que o trem, só que com muito menos tempo, ou seja, aqui vai nossa primeira dica. Consulte os preços antes de viajar, já que dependendo do local onde esteja hospedado, valerá mais a pena vir de grab, apesar da distancia.
Nos instalamos no hotel CitizenM em Bukit Bitang por sugestão de uma amiga. Muito bom! Todo moderno com iPad para controlarmos tudo no quarto, desde a TV até às cortinas e luzes. Show. Café da manhã muito bom também, principalmente, porque serve as variedades ocidentais, como queijos, por exemplo. Deixa a desejar na localização que não é das melhores, apesar de ser em Bukit Bitang. O quarto é muito pequeno e o banheiro irrisório, nem a pia cabe dentro do banheiro. A cama fica encostada na janela. Muito estranho, pois quem dorme do lado da janela para ir ao banheiro de noite tem que passar POR CIMA da outra pessoa. Que arquiteto foi esse que planejou esta cama ao lado da janela!!??
Ponto muito positivo são os funcionários do hotel, todos muito prestativos em especial a Mary da recepção. Muito profissional e colaborativa. Curta as fotos do hotel. Nota: Tínhamos vista para a KL Tower.
Fomos caminhando do nosso hotel até a KL Tower. Se fossemos direto andaríamos cerca de 30 minutos, porém passamos primeiro pelo KL Forest Eco Park. A KL Tower está localizada dentro do parque. KL Forest Eco Park é a reserva florestal mais antiga da Malásia. Ao mesmo tempo, esta é também a única floresta tropical remanescente no centro de Kuala Lumpur.
KL Forest Eco Park foi declarada reserva florestal em 1906. Atualmente, restam pouco mais de 9 hectares de área verde. Bacana mesmo é andar pelas passarelas de madeira construídas entre as enormes árvores. Apelidamos de "Passeio do Tarzan". No dia que visitamos o parque a temperatura estava em torno de 30 graus.
A melhor época para visitar KL é de maio a julho e de Dezembro a Fevereiro. Por ser uma cidade próxima ao equador, o clima é uniforme durante todo o ano, sendo tropical, quente e úmido. A temperatura média é de 27,5°C e a umidade média também é bastante alta. A cidade recebe muita chuva de março a abril.
Emendamos o passeio do parque com a torre. As etapas prediletas da nossa visita foram o Sky Deck e o Sky Box, localizados a 300 metros de altura. O Sky Deck permite que os visitantes vejam o horizonte de KL em 360 graus. O Sky Box é um cubo de vidro e tem uma senha de chamada para entrada. Existem dois cubos de vidro em operação e a mesma senha poderá ser utilizada no segundo cubo. Vale a pena ir aos dois, já que somente um deles fica de frente para as Petronas.
Em setembro ainda fizemos um tour pelos Shoppings, que são fantásticos. Segundo o público consumidor, que adora uma comprinha, Kuala Lumpur está entre os primeiros colocados no ranking das melhores compras do mundo. Isso analisando custo benefício, qualidade dos produtos e estrutura dos shoppings.
Começamos pelo que fica aos pés da Petronas Tower, o Suria KLCC (Kuala Lumpur City Center). “É um shopping center de 140 mil m². O shopping reúne produtos de luxo de empresas estrangeiras e MUITAS marcas de grife. O complexo é composto por seis andares, cerca de 350 lojas, uma galeria de arte, um aquário subaquático e também um centro de ciência. ’ Internet.
Chegando ao Suria KLCC vimos muitos jovens fantasiados, inclusive pedimos para tirar fotos com alguns. Tava rolando a Comic Fiesta naqueles dias. Este é um evento, de animação, quadrinhos e jogos, grandioso na Malásia.
Continuamos a marcha pelos shoppings indo ao Pavillion. Outro shopping maravilhoso!
Nesse comprei um presente para a minha amada e acabamos ganhando uma lembrança da loja, feito na hora, personalizado com os nossos nomes. Lindo!
Na segunda viagem de 2023, nos hospedamos no mesmo hotel do mochilão, Melia de Bukit Bitang. O review tá la no nosso post da Malásia. Perceberam que nós voltamos, né, foi porque gostamos.
Uma das vantagens que esqueci de mencionar no post da Malásia é que o hotel fica de frente para o shopping Berjaya Times Square.
“Para aqueles viajantes que estão com o orçamento apertado ou para aqueles que querem resolver toda a vida em um lugar só, se surpreenda com as mais de 1000 lojas de produtos variados no Berjaya Times Square. O lugar é tão grande que é dificil ver tudo em um dia. Além das lojas tem 65 restaurantes, parque de diversão, hotel 4 estrelas, farmácias, bancos, etc” Internet.
Dentre as opções de visita em KL, faltava o templo Thean Hou. E lá fomos nós conferir.
“ Kuala Lumpur é uma cidade multicultural, prova disso é a quantidade de templos religiosos de culturas diferentes que a cidade abriga. Um dos templos que merece uma visita é o Thean Hou, um templo chinês localizado no alto de um morro, Robson Heights, e que oferece uma linda paisagem da cidade.
O templo foi aberto em 1989 e sua construção é dedicada a Thean Hou. A arquitetura chinesa, com adornos coloridos e vívidos, além do tamanho da construção, chamam a atenção dos visitantes. O templo é bastante procurado pela comunidade chinesa para realizar suas preces e celebrar casamentos, mas ao longo dos anos acabou se tornando também uma atração turística.
O templo tem vários andares e, em anexo, um simpático jardim chinês. O principal salão do templo está localizado no terceiro andar, um lugar muito colorido e com decoração impressionante, onde ficam estátuas de divindades e também onde as pessoas oram, fazem rituais, acendem velas, cantam, etc.” Internet.
Nesta segunda etapa em KL, fizemos uma caminhada de mais ou menos 30 minutos do Melia até o restaurante Envi Skydinning, situado no prédio Menara, localizado simplesmente em frente à Petronas Tower. Havíamos reservado os tickets para a ceia de Natal pela internet, mas faltou o pagamento, pois não consegui transferir a grana do Vietnã para eles. por isso resolvemos ir até lá passeando para fazer o pagamento.
Durante o percurso notamos alguns prédios maravilhosos ao lado de alguns outros muito largados (poucos)! Contraste que conhecemos bem de algumas das nossas principais cidades. Todavia, o que nos chamou bem a atenção foram as passarelas ligando os shoppings. Que maravilha. Muito bem sinalizadas, limpas e com refrigeração. Sempre apinhadas de gente. Comentamos como estas facilidades urbanas são tão importantes numa mega cidade como esta e que facilita enormemente a vida dos que aqui circulam.
Regressamos para o hotel a fim de descansarmos um pouco e assim podermos curtir um pouquinho mais a nossa ceia de Natal que foi divina, MÁGICA! Só pelas fotos dá para pra vcs verem um pouquinho como a gente se divertiu:
Ao voltarmos pra Nha Trang uma desagradável surpresa nos esperava. Como o visto anterior da minha esposa vencia no dia 26 de dezembro, ela aplicou para o visto subsequente a partir do dia 27. Entretanto, nós regressamos no dia 25 para o Vietnã. A imigração encrencou e depois da argumentação nos disseram para irmos ao Departamento de Imigração de Nha Trang para conseguirmos uma extensão do visto já que só deram até o dia 26, ou seja, um dia. Lendo os comentários no Google sobre essse departamento ficamos estarrecidos. Pra vcs terem uma ideia a nota é esta: 2.6 de 58 ‘reviews’. Decidimos então que o melhor seria viajar de novo para fora do país. E lá foi minha mulher, fiel e brava companheira sozinha para KL, regressando no dia 27 de dezembro.
A hospedagem foi no Hotel Holiday In Sepang, que ela adorou. Ela preferiu ficar mais perto do aeroporto já que só iria ficar duas noites. E é claro que, como sempre, fez uma limonada do limão que recebeu rsrs. Foi ao Mitsui Outlet, que fica a 9 min de grab e foi também passear pelo Night Market, que funciona todas as quartas-feiras em frente ao hotel - BUBUH.My.
Melhorando o post anterior, resumimos que em KL, como no resto da nação, convivem pacificamente as três principais etnias: malaios de raça pura (50%), chineses (30%) e indianos (10%), etnias dominantes parecidas com Singapura. Porém lá a principal religião é o islamismo (60%). O mais interessante é que eles praticam os preceitos de suas crenças, frequentam diferentes templos religiosos, vestem-se e agem de maneiras distintas e todos convivem cordialmente com as suas diferenças. Notamos também, que as mulheres com traços asiáticos cobrem-se como muçulmanas, mas usando roupas bem coloridas. Uma capital multicultural, grandiosa, rica, com dezenas de shoppings, moderna, vibrante, segura, com trânsito caótico no centro e a que ADORAMOS! Com certeza voltaremos mais vezes!
Te amo mi amorrr!
Arrasou mi amorrr. Wowwww.