top of page

Phú Quốc - O destino paradisíaco no Vietnã que vai te surpreender!



ree

 


Ficou interessado? Pois é, achamos que este destino seria encantador e fomos lá conferir por duas vezes. Phu Quoc é um lugar que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário turístico internacional. Com praias deslumbrantes, natureza preservada e uma rica cultura local, a ilha oferece uma experiência única para os viajantes que buscam um paraíso tropical autêntico.

Neste post, você encontrará um guia completo com dicas essenciais para planejar sua viagem para lá. Praias de areia branca, mar azul cristalino, um pôr do sol incrível e uma natureza exuberante a fazem ser um perfeito local de férias.

Localiza-se entre o Vietnã e o Camboja e se destaca como a maior ilha do Vietnã. Junto com uma coleção de outras charmosas ilhotas vizinhas, forma um excepcional aglomerado de destinos turísticos. Veja no mapa onde fica:


 

ree

 


ree


Tivemos que fazer por duas vezes um desembarque na ilha, para podermos conhecê-la bem!

Como estamos morando no Vietnã, aproveitamos um feriado no final de setembro de 2023 e rumamos para a nossa primeira aventura. Naquela vez até havia voo direto de Nha Trang, nossa cidade, para lá. Mas acabou que ficamos os três dias dentro do hotel. Chovia muito e o dia inteirinho. E minha amada esposa falou... "teremos que voltar, né?"




Assim, o fizemos, afinal, a patroa sempre manda e nós com juízo, acatamos hehe. Desfrutamos bastante da então excelente primeira hospedagem, o Vinpearl Resort & Spa do Vingroup. Segue o padrão de rede Vin, bem acima da média.





Uns parênteses para falar do homem mais rico do país:


"Phạm Nhật Vượng é o visionário por trás do Império Vin no Vietnã, conhecido por ser o primeiro bilionário do país e o fundador do maior conglomerado vietnamita, a Vingroup. Sua história é fascinante e mostra um espírito empreendedor notável.

Começou com macarrão instantâneo e fez um Império. Vượng nasceu em Hanói em 1968. Após estudar geologia em Moscou, ele iniciou sua vida empresarial na Ucrânia na década de 1990, com uma empresa de miojo chamada Technocom. A marca Mivina tornou-se incrivelmente popular. No início dos anos 2000, Vượng retornou ao Vietnã e investiu em diversos setores, principalmente no imobiliário e turístico, com a criação da Vingroup, diversificando seus negócios para incluir shoppings (Vincom), resorts e hotéis de luxo (Vinpearl), hospitais (Vinmec), escolas (Vinschool), produção de automóveis (VinFast) e muito mais."


Pudemos testemunhar que os shoppings, resorts e hospitais são realmente de altíssima qualidade, já que utilizamos algumas vezes estes serviços na nossa cidade.


Após uma leve primeira impressão de Phu Quoc, concluímos que a melhor experiência de hospedagem seria em Long Beach, praia com uma boa infra e muitos hotéis, mais ao sul da ilha.

Na nossa segunda vez na ilha escolhemos então outro hotel, visando explorar com mais facilidade as belezas naturais e atrações desta nova região. Ali também celebramamos o nosso terceiro Réveillon no Oriente, dando continuidade ao nosso costume de vivenciar essa data em diferentes paisagens asiáticas, como fizemos em Ninh Binh na passagem de 2023 para 2024, experiência deslumbrante que já compartilhamos aqui com vocês. Que tal conferir?



Optamos pelo Sol by Melia.















Gostamos, porém, descrevemos a seguir as ressalvas que publicamos no Google review:


In general our stay at Sol by Melia was good, but there are some important setbacks to be commented on:

1. There is no notice or email informing you that there is free transportation to the airport. We only found out about this when we were leaving the hotel when we saw a sign at the entrance to lobby, after we had ordered a taxi. I do not understand why they do not inform guests about free transportation.

 2. The hotel is very well maintained and clean, especially the green area. However, our bathroom drain was VERY clogged. Furthermore, the quality of the shampoo and conditioner available in the bathrooms was terrible and had an unpleasant aroma. Another problem was the TV connection that was very bad. The signal was choppy and we were unable to see the sequence of images without interruptions even after asking the technician to fix it. Another problem is that there is no Netflix available.

3. The New Year's party was good. However, they reported that there would be fireworks during the New Years’eve. However, they were not fireworks but real fire on a bonfire and in the shape of 2025. Other than that, the music selection was really disappointing and the sound quality was bad. It was a DJ choosing the music.

4. There are no beach huts and sun loungers available on the beach. The resort is huge and has many guests, but the number of beach huts are infinitely smaller. For light-skinned people like me, this is a very bad factor, as I had to seek shade from the trees. In addition, there is no potable water available to drink on the beach. It is very unpleasant having to walk to the restaurant to buy them.

5. The hotel's Mexican restaurant called Canalla is terrible. We ordered a quesadilla and after 55 minutes, it did not come. ONLY 2 waiters available and they did not bring a single piece of bread for us while we were waiting. We left the restaurant in search of another one downstairs, called Ola. A restaurant with a better menu and service. Do not waste your time going to Mexican. We saw another couple doing what we did and giving up on waiting so long for a service. The hotel staff are very helpful, especially Ms Nigh at reception and Mr Jonne at the restaurant. In short, the resort that would be 4 stars does not deserve such qualification. We live in Nha Trang and have been to 17 resorts. Sol by Melia was classified by us as one of the last.



Bem diferente da primeira vez em Phu Quoc, a previsão do tempo estava magnífica. Pegamos três dias bem ensolarados, especialmente o dia 29 de dezembro, nosso primeiro dia integral na ilha. Mas passamos um sufoco no dia anterior com a Vietjet.

Se puder, fuja desta companhia! O nosso voo do dia 28, sairia às 09:20 h de Nha Trang para Ho Chi Minh e de lá as 16 h para Phu Quoc. Na manhã deste dia, recebemos mensagem nos informando que o voo atrasaria para às 12 h.  Pensamos que seria até melhor, pois assim teríamos menos tempo em Saigon para fazer a conexão.  Só que, já no portão de embarque veio a notícia de novo atraso para às 14:30 h. Assim como nós vários passageiros correram para o balcão informando que perderíamos o próximo voo. Os funcionários da empresa em Nha Trang até tentaram nos ajudar dizendo que informariam o próximo destino, mas ficamos bem preocupados.

Nossa sorte foi que o voo de Saigon para a ilha atrasou mais de uma hora e conseguimos pegá-lo.  


Contratamos o passeio Amazing Phu Quoc 3 Island Tour by Boat and Cable Car para o dia 29 de dezembro, na Agoda. Depois de receber o voucher descobrimos que haveriam 3 intermediários nesta transação. A Get Your Guide, a Authentic Hanoi Travel e a Jonh`s Tour. O chat GPT me respondeu o porquê desta curiosidade: 


“É interessante notar que, mesmo usando intermediários, o preço da Agoda acabou sendo o melhor para o seu passeio em Phu Quoc. Existem algumas razões pelas quais isso pode ter acontecido, e a principal é que a Agoda, como uma grande agência de viagens online (OTA - Online Travel Agency), possui um grande poder de negociação com hotéis, operadoras de turismo e outras empresas do setor. Eles frequentemente têm acordos exclusivos, tarifas preferenciais e promoções especiais que não são oferecidas por agências menores ou intermediários.”


A descrição do passeio:


  • 8:30: Pick up no Centro de Long Beach (ou no seu Hotel/Resort), deslocamento para o porto, embarque para explorar as ilhas.

  • 9:00-17:00: TEMPO DE DIVERSÃO

  • Ilha de May Rut: Desfrutar da praia, nadar, filmar com câmara de vídeo, tirar fotografias

  • Ilha Gam Ghi: Faz snorkeling no parque dos corais e brinca com os peixes

  • Ilha Thom: Parque Aquático Aquatopia

  • 16:00: Teleférico de Hon Thom (Guinnes World Records como o teleférico de 3 fios mais longo do mundo)

  • 17:00 - 18:00: Regresso ao seu hotel/Resort


Se você gosta de aventuras como nós, paisagens de tirar o fôlego e momentos de diversão, vai gostar deste passeio, com destaque para vista panorâmica proporcionada pelo impressionante e maior bondinho do planeta! Ainda mais com um pôr do sol MARAVILHOSO! 


Começamos a nossa jornada com um passeio de barco pelas ilhas que compõem o Arquipélago de An Thoi e a primeira parada foi a ilha Gam Ghi (ou Ilha Buom), famosa por seus recifes de coral e ideal para snorkeling. Chegando lá notamos que praticamente TODOS os barcos eram da mesma cia que nos levou, a John`s tour, um verdadeiro monopólio.











E para nós, o snorkelling foi um pouco decepcionante pois esperávamos mais do que os poucos corais e peixes que vimos. Já a ilha May Rut Trong foi muito boa, pois trata-se de um refúgio tranquilo com praias de areia branca e águas transparentes. Perfeitas para relaxar e tomar sol, ainda mais com uma cervejinha bem gelada que encontramos! Uma raridade no país!











Geralmente os passeios incluem almoço a bordo, com pratos da culinária local e o nosso foi muito bom. Não sei se foi a fome, mas gostamos.





Após o passeio de barco rumamos para a ilha Hon Thom, onde está localizado o Sun World Park. Este parque aquático oferece uma variedade de atrações para todas as idades, com toboáguas, piscinas e áreas de lazer. Curtimos uma bóia que circunda o parque sendo levada pela correnteza.











Como ressaltamos o ponto alto desta experiência é o passeio de bondinho que liga a Ilha Hon Thom as demais ilhotas. Este sistema de teleférico é o mais longo do mundo (quase 8 km) e oferece uma vista panorâmica espetacular do mar, das ilhas e da paisagem costeira de Phu Quoc. A vista lá de cima é simplesmente de tirar o fôlego, com um ângulo privilegiado para assistir ao pôr do sol!

Curta um pouco esta aventura:















No dia seguinte aproveitamos a praia do nosso hotel e as piscinas.

Demos uma caminhada/corridinha pela Long Beach, onde paramos para conferir um interessante ponto fotogênico que é um aglomerado de esculturas de elefantes. Oiii??? Sim, é isso mesmo! E não me pergunte o por quê disso...rsrs











No último dia do ano, alugamos uma moto para circular pela ilha, que é a melhor e mais barata forma de se locomover. O aluguel custa cerca de 250/300 mil dongs por dia. A primeira sugestão foi

“Phu Quoc Night Market in Duong Dong Town - it is open daily from 6 AM–11:30 PM, but it's most vibrant in the evening”.

Conferimos que o mercado é bem grande, entretanto quase todas as barracas estavam fechadas em torno das 10 horas da manhã, quando por lá passamos.


Notamos que a ilha é realmente enorme, as estradas são bem conservadas com muitas barraquinhas de venda espalhadas por todos os lugares e com uma característica bem típica do Vietnã: os canteiros e jardins em redor das vias são muito bem cuidados! Já o lixo, triste marca do país, vemos que são espalhados por todos os cantos, inclusive nas praias.

Somente em frente aos hotéis/resorts os próprios estabelecimentos fazem a faxina.

Fomos então visitar o Vinpearl Safari.

Gostamos da experiência, foi muito boa, porém, achamos que tá mais para um zoológico do que para um safari.  

Realmente é muito grande, muito bem cuidado e se estende por uma área de 380 hectares com mais de 150 espécies. Entre elas, há alguns animais raros, como os rinocerontes africanos, que são animais ameaçados de extinção, devido à caça ilegal dos seus chifres.

Os tigres de bengala, os antílopes kudu, originários da África, antílopes árabes (oryx), que também enfrentam ameaças na natureza, leões, muitas zebras quenianas, elefantes e girafas que podemos alimentar. Enfim, muitos bichos...















Veja no segundo mapa lá em cima, que o safari é relativamente perto da Star Fish Beach. Porém, o google maps nos deu somente um caminho enorme, em torno de 40 minutos.

Chegamos em uma praia com um píer e um pequeno comércio, onde supostamente veríamos as estrelas do mar. Que nada! Era apenas o começo do fim da jornada.





A moça que nos guiou pelos últimos km da estrada de chão estacionou a nossa moto e nos disse que as estrelas do mar são sazonais naquela área. Para vê-las teríamos que pegar um barco até uma outra praia onde elas estariam, distante uns 5 a 7 minutos.





Desconfiamos, mas conosco havia chegado uma outra moto com uns ingleses e combinamos de rachar o valor do barco de 500 mil dongs (20 USD). Genteee... esse pequeno paraíso é um cenário mágico!! De conto de Fadas! Imagine uma praia de areia branca e fina, banhada por águas cristalinas e calmas, emoldurada por coqueiros que oferecem sombra e um visual tropical de filme. A cereja do bolo? Centenas de estrelas-do-mar alaranjadas repousando no fundo do mar, criando um espetáculo natural de tirar o fôlego. Essa é a Starfish Beach! Curta um pouco:











Regressamos para o hotel chocados! Curtimos um por do sol esplêndido e esperamos a hora da festa de Réveillon.







Apesar de termos criado uma expectativa pela queima de fogos de artificio, pois vimos anúncios dizendo que haveriam "fogos" na virada do ano, isto não rolou, pois havia apenas uma fogueira com o formato do ano de 2025. Foi legal, pois curtimos o ambiente festivo, dançamos na areia e celebramos a vinda de 2025. Veja um pouco da festa:











Há duas estações em Phu Quoc, a estação seca e a chuvosa com um clima tropical de monções. A melhor época para visita-la depende do seu objetivo de viagem, da sua tolerância ao calor e à umidade. As chuvas ocorrem de maio a outubro, alta umidade e temperaturas mais elevadas, podendo chegar a 35°C.

O mar pode ficar agitado, dificultando algumas atividades aquáticas. Sugerimos evitar esta época. Nós não pudemos fazê-lo na primeira vez que visitamos a ilha e vcs já leram que só deu para curtir o hotel, nada mais, pois choveu o tempo todo.

Sugerimos a estação s seca - de novembro a abril, com céu limpo, muito sol, baixa umidade e pouca ou nenhuma chuva. As temperaturas variam entre 25°C e 32°C, tornando este período ideal para atividades ao ar livre e passeios na praia.


Finalizamos mais um post ressaltando que Phu Quoc se tornou um capítulo especial em nossa tradição de celebrar o Ano Novo no Oriente. Após a nossa experiência inesquecível em Ninh Binh, encontramos na ilha um cenário perfeito para as entradas de 2025. A atmosfera festiva, combinada com a beleza natural da ilha nos proporcionou momentos únicos e reforçou o compromisso de união e amor do casal H20.

Continuaremos nossa busca por novos destinos para celebrar a vida, entretanto Phu Quoc sempre terá um lugar especial em nossas memórias. Será para sempre inesquecível!



ree


Segue a gente no Instagram, para ver os posts das nossas aventuras: livingvietnam_h2o


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

1 comentário

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
Jdbelo2009@gmail.com
10 de out.

Arrasou mi amorrrrr

Curtir
Post: Blog2 Post

©2020 por Trilhas e Milhas H2O. @livingvietnam_h20

bottom of page