Quang Phu Cau - Vila dos Incensos e Train Street - Vietnã
- 22 de dez. de 2025
- 3 min de leitura
Toda a região Norte do Vietnã é acessível a partir de Hanói. Assim como fizemos conexão aqui para conhecer Há Giang, também a utilizamos servindo de base para conhecer Ninh Binh, Sa Pa e Halong Bay, todas aqui postadas.
Agora voltaremos a atenção para duas atrações que julgamos imperdíveis e foram referidas no início do post: a primeira é uma vila de incensos e a segunda é a rua do trem.
Contratamos um pacote na agência Hanoi Explore Travel, que incluía os dois passeios, iniciando ao meio-dia e finalizando após a passagem do trem em torno das 5:30 h da tarde. Pegamos uma onda de calor na cidade e os termômetros deste dia estavam próximos a 40 graus. Suamos bastante!
No caminho, antes de chegarmos à vila dos incensos, paramos numa fábrica artesanal de fabricação do icônico chapéu viatnamita e também numa fábrica de sapatos.
O local do chapéu chama-se Luan Thao. O Nón Lá, como é chamado pelos vietnamitas, são exclusivos deste povo e são usados há séculos. Em resumo, as folhas de palmeira são secas ao sol e alisadas. O próximo passo é fazer uma moldura de bambu e tecer as folhas ao redor dela. Por fim, cobre-se o chapéu com seda. O processo demora pelo menos 5 horas. Curta um pouco:
A outra parada foi na fábrica artesanal de sapatos Viet Anh. Logicamente o guia levou um trocado, pois esta parada não estava no roteiro. Mas gostamos e até comprei um sapato. Viet Anh Leather Footwear Trading And Production Company Limited foi fundada em 2007 e todos os produtos são feitos à mão. Além disso, também fornece carteiras, bolsas e cintos. Os produtos são de muito boa qualidade, inclusive o dono (muito simpático) nos mostrou uma foto dele com o presidente do país.
Finalmente chegamos na Vila dos Incensos por volta das 15 h e foi um dos lugares mais cativantes que já visitamos em todo o país. Havíamos visitado uma outra vila de incensos em Hue, mas nem se compara com a de Hanói, que é deslumbrante demais!
A aldeia de Quang Phu Cau fica distante 35 km de Hanói. De acordo com os anciãos locais, as famílias daqui fabricam incenso há mais de um século. Os bastões de incenso, feitos de bambu, são divididos em varas bem finas e mergulhadas em corantes coloridos.
A explicação do processo de fabricação está disponível no nosso 'insta', que já teve mais de 20 mil visualizações: Instagram
Tivemos uma "aula" completa de como fabricar um incenso. Filmamos bastante, mas ficaria um post imenso se publicássemos aqui, por isso...vamos ficar devendo. Talvez mais para frente façamos uma postagem só desse local magnífico! O que acham?
O local é perfeito para tirar fotos impressionantes! Em um dia ensolarado então... e com pouca gente, como foi o nosso caso, é digno de ganhar prêmios rsrs
Uma pequena amostra abaixo:
Uma rua estreita com um trilho de trem ativo é uma das principais atrações turísticas de Hanói, chamada de Train Street. A ferrovia centenária foi construída em 1902, na época em que o Vietnã ainda era uma colônia francesa. A 'Train Street' faz parte desta malha que conectava o que antigamente denominava-se Indochina e esta parte especificamente une as cidades de Hanoi e Saigon. A atração foi fechada aos turistas pelas autoridades locais em outubro de 2019 por razões de segurança, temendo um acidente grave. No entanto, em janeiro de 2023, as autoridades anunciaram que a 'Train Street' seria reaberta com rigorosas normas de segurança, em vigor até hoje.
A rua é tão estreita que quando o trem passa as pessoas ficam quase espremidas contra as paredes. Vários bares foram instalados nesta rua para aproveitar esta situação, o que acabou virando a famosa 'Train Street', localizada no coração do bairro antigo de Hanói. Escolhemos o bar Kmin Coffe Shop, por indicação do nosso guia do tour, Mr Huy (que, por sinal, super indicamos! Ele foi ótimo e tem um inglês entendível! rsrs) e adoramos a cervejinha quase gelada e os petiscos.
Diferente da 'Train Street' de Bangkok (veja o nosso post), o trem daqui passa a toda velocidade e num piscar de olhos ele já passou. Demos muita sorte, pois neste dia o trem passou duas vezes quase que seguidas, às 16:45 e 17:20h.
Vejam o nosso vídeo do Instagram com mais de 7 mil visualizações. Increíble!
Finalizamos com chave de ouro mais uma aventura do casal H2O... tomando um EGG COFFEE delicioso no nosso Café preferido em Hanói: o THE NOTE COFFEE. Curtiu? Deixe aqui o seu comentário...é muito importante e gratificante para nós!

























































Comentários